24/09/2018

Uma Lição de Vida

O post de hoje, para muitos, pode ser uma história triste, mas na verdade é um incentivo, um estimulo para todos aqueles que acreditam que perderam tudo e/ou a vida não faz sentido.

Há vidas muito difíceis. Vidas que enfrentam lutas diárias e as pessoas que as vivem agarram-se a elas (vidas) com todas as suas forças. Apenas querem viver e agradecem cada segundo.

André, meu primo, de que tanto me orgulho, tinha tudo para ter uma vida cheia de sucessos. A vida que ele tanto estudou e lutou para conseguir. A um dia do sonho se tornar realidade, o destino encarregou-se de lhe roubar o sonho (esse) e o que era deixou de ser. Num minuto estava tudo bem e no minuto a seguir deixou de estar.




" O meu nome é André Santana, tenho 38 anos, e uma enorme vontade de viver. Quando estava no fim do 3º ano da Escola Naval sofri um acidente de mergulho, fraturei duas vértebras cervicais e fiquei tetraplégico, aos 22 anos de idade. Durante mais de um ano passei por vários hospitais e centros de reabilitação, até que comecei a ir a casa aos fins de semana, e por fim, acabei por me estabelecer em casa, onde me mantive durante cerca de doze anos. Durante esse período continuei a fazer fisioterapia, e inclusivamente frequentei a Universidade Nova de Lisboa, onde me licenciei em Estatística e Gestão de Informação, e tirei o mestrado também em Estatística e Gestão de Informação, sempre com o total apoio da minha família.


De há cerca de três anos e meio para cá, mudei-me para o Lar onde resido neste momento, coincidindo com o falecimento do meu Pai. 

Continuo a fazer fisioterapia no Lar, e encontro-me a frequentar o mestrado em Estatística para a Saúde. Aos fins de semana costumo ir a casa.

Desde o meu acidente já sofri três pneumonias mais uma infeção pulmonar, um trombo-embolismo pulmonar, três infeções de Erisipela, enfim, inúmeras situações que já requereram hospitalizações, etc.


Contudo, apesar de todas as contrariedades, gosto muito de viver, e desfrutar da companhia dos amigos e da família, de quem vem muita vontade de viver, e saborear as coisas boas da Vida. Por pior que as coisas possam parecer, há que manter a esperança e o pensamento positivo e, lá está, agarrarem-se sempre às coisas boas da Vida, ainda que tal pareça difícil.

São as minhas humildes palavras, e o meu conselho. Obrigado por lerem o meu testemunho, e por seguirem o blog da minha querida prima."


O André luta com todas as suas forças por um amanhã melhor. Ele adaptou a sua vida à sua nova condição. Aceitou o destino, moldou-se a ele sem nunca se queixar. O André acredita, tal como eu, que o seu amanhã irá ser melhor, que a ciência irá evoluir de tal forma que ele irá apanhar o barco onde o deixou. Entretanto o amor, a amizade e a família estarão sempre junto a ele. Uns fisicamente, outros de coração e em pensamento. O importante é este amor que nos une e que mesmo à distância todos (primos) sentimos.

Tenho muito orgulho no André. É este o verdadeiro herói, aquele que aceita a vida como é sem se queixar e luta, luta muito para a tornar melhor a cada momento.


"Obrigada André por te teres disponibilizado a contar a tua história e dar-nos esta lição de vida. Por vezes queixo-me imenso por situações que me acontecem, mas não devia. Devia simplesmente lutar por superá-las e não deixar que voltem a acontecer. LOVE YOU 💜💜💜"

BeijinhoBom

19 comentários :

  1. Uma grande lição de vida, lição essa que nos ensina a não nos queixarmos das pequenas coisas pois há pessoas com grandes problemas e que não se deixam ir abaixo com eles e lutam todos os dias por um futuro melhor.
    Gostei muito do testemunho do teu primo. beijinhos para os dois <3

    ResponderEliminar
  2. Porque será que me identifico tanto com o André?! 🙌

    ResponderEliminar
  3. Desde já os meus parabéns ao André por ser um exemplo de humano com muita força de viver. Fiquei sensibilizada pois muitas vezes existem pessoas que se queixa de mínimas coisas e depois vem pessoas como o André que nos dão uma grande lição de vida. Continua sempre com essa força de vontade <3

    ResponderEliminar
  4. Olá, querida!
    Tanto sentimento, tanta força, tanto querer ...
    Grande lição de Vida.
    Beijinhos e força André

    ResponderEliminar
  5. Lindo .... adorei ter oportunidade de te conhecer. André um bj mt grande e especial, pq acho que és mt especial.

    ResponderEliminar
  6. Lindo depoimento e grande Lição de Vida que o André nos está a passar <3
    Um grande beijinho e Força para o André :*

    ResponderEliminar
  7. Que história linda, é assim que todos deveria ser né? Nunca perder a vontade de viver e continuar lutando, seria bom se todos fossem assim. Mais a realidade é que não, nem todos pensam igual o André !!! Que Deus abençoe a vida dele, e que ele continue sendo inspiração pra muitas pessoas que precisam desse apoio...

    ResponderEliminar
  8. Uma super lição de vida, o André é uma pessoa de uma força e fé. Certeza que serve e ainda servirá de exemplo para muitas outras pessoas que irão conhecê-lo. Um grande motivador.

    ResponderEliminar
  9. O André é um guerreiro, sua história é muito inspiradora. Não se deixou abater e venceu as dificuldades que surgiram pelo meio do caminho. Adorei o post, um grande abraço André, tudo de bom!

    ResponderEliminar
  10. Foi um momento difícil vivido pelo André e pela família, mas tudo isso nos mostra o quanto os sonhos se transformam e nunca morrem. Cada conquista do André, e não foram poucas, é mesmo uma inspiração para nossas vidas. Realmente vivemos reclamando de tantas coisas e, no entanto, deveríamos agradecer cada uma das oportunidades que a vida nos dá. Parabéns André pelo depoimento tão sincero. E parabéns também a você, Paula, por nos apresentar seu primo e sua história.

    ResponderEliminar
  11. Apesar de forma breve, cheguei a conhecer-te na Escola Naval. Uns anos mais tarde soube da história do teu acidente, infeliz. A tua força de viver será um exemplo para todos, os que te testemunham. Muitas felicidades, para ti, e para a tua amorosa familia, que te apoia na tua viagem. Bem haja!

    ResponderEliminar
  12. O André nos trás uma lição maravilhosa que mesmo com problema ele não desistiu da vida, ele sofreu um acidente grave mais nem por isso deixou de viver, há muitas pessoa que quando acontece algo em sua vida para de viver, mais com o André foi diferente. André é um homem forte, guerreiro, André que Deus venha sempre te abençoar, abraços.

    ResponderEliminar
  13. Enquanto muitas pessoas em perfeitas condições de saúde vivem procurando desculpas para desistirem de seus sonhos, conhecemos a história de alguém como o André, desafiado pela vida, mas não vencido nem derrotado porque seus sonhos e desejos eram genuínos, verdadeiros e precisavam se concretizar a qualquer preço. Aí está a diferença. Quando realmente queremos, fazemos acontecer.
    Ótima história!
    Abraços! 😊

    ResponderEliminar
  14. Parabéns André, pois você prova que nenhuma barreira é intransponível quando queremos conquistar algum objetivo, basta termos força de vontade e foco no projeto desejado que chegamos lá.

    ResponderEliminar
  15. Que bacana a historia do André, pela força e coragem que ele passa como exemplo para todos nós.
    Sua garra e vontade de viver é muito linda, que Deus te abençoe sempre André!
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderEliminar
  16. André, quero te dizer que você é um exemplo de pessoa.Lendo seu testemunho eu fiquei muito impactada pois seu coração grato,cheio de fé e esperança estão firmes e fortes.Que Deus te abençoe e continue dando essa força pra vc. Continue porque você tem inspirado as pessoas. Continue fazendo a diferença!

    ResponderEliminar
  17. Uma das histórias muito poderosas, um post bem escrito que li, nos ensina que a adversidade não é apenas algo a superar, mas também combustível, fogo e oportunidade. André Santana certamente irá inspirar alguém, não será subjugado pelo medo. É verdadeiramente maravilhoso! É uma inspiração incrível Um belo relato de perseverança através de perguntas difíceis de responder, uma busca pela verdade sozinha. Maravilhosamente, angustiante, humilde e verdadeiro.

    ResponderEliminar
  18. Olá, tudo bem Paula?

    Eu adorei a sua publicação, o André é um grande exemplo de superação e também inspiração para muitos que reclamam da vida a troco de nada.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  19. Uma história de vida linda! Que inspira não tanto pela condição da deficiência física adquirida, mas pelo modo como ele reagiu as intempéries da vida, não deixando a peteca cair. Acho que isso é realmente coisa dos Andrés!

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário. É muito importante para mim saber a tua opinião.
BeijinhoBom*