15/03/2017

À Conversa com Teresa Guedes




Nome:
Teresa Isabel Pinto Guedes

Idade: 20 anos

Data de Nascimento: 20/01/1997

Signo: Capricórnio

Localidade: Vila Nova de Gaia

País: Portugal

Adoro: Dormir ao som da chuva

Detesto: Hipocrisia



1. Fala-me da Teresa.
Eu acho sempre difícil descrever-me, pois a minha personalidade mostra-se perante as diferentes situações que nos ocorrem. Apesar de ser extremamente decidida e de não mudar de opinião muito facilmente, falo a mesma língua que falarem para mim, ou seja, terei uma reação diferente consoante a vossa atitude para comigo. O que posso dizer mais? Sou muito, mas muito teimosa! Mas talvez a minha teimosia esteja associada ao facto de não ser influenciável. Não sou uma pessoa que se abre facilmente para outra, tal como também não gosto de demonstrar os meus sentimentos, pois, no meu caso, o resultado tem sido sempre negativo, falando de amizades ou de amores. Sou uma pessoa séria e responsável, aliás, muitas pessoas me acham mais velhas por eu transmitir essa vibe, mas também tenho os meus momentos de loucura.

2. Que te faz sorrir?
Penso que depende. Uma coisa que sei que me faz sempre sorrir é mencionarem algo de que eu goste. Ah, e sempre que estou na galhofa, isso é impossível não acontecer. Algumas vezes até me perguntam: “Estás bem?” No fundo, não podia estar melhor!


3. Que te deixa realmente triste?
Saber que as pessoas estão vivas e não te falarem, ainda para mais quando são da tua família. Quando alguém morre, sabes que a morte é um ponto final, não podes mais ver, falar, sentir a pessoa. Mas quando o contrário acontece e sabes que é por mero orgulho, isso magoa. O que também me entristece é saber que estou ou que serei substituída. Sou uma pessoa que se apercebe rapidamente das coisas e que prevê muito facilmente o desfecho das histórias, principalmente, daquelas que estão na minha vida.

4. Que objetivos desejas alcançar na tua vida?
Para agora, terminar de tirar a carta de condução, ingressar num novo curso na FLUP e investir no meu canal do Youtube. No futuro, logo se verá.


5. Citação favorita.
Citação não, citações! Isto porque há muitas frases com as quais me identifico.
*inserir grande parte dos poemas de Camões e Bocage*
“Benditos os loucos, pois eles herdaram a razão.” – Glauber Rocha
“Just because you can, doesn’t mean you should.” – Acheron Parthenopaeus
“Mais quero asno que me carregue que cavalo que me derrube.” – Farsa de Inês Pereira, Gil Vicente

6. Comida preferida.
Sou muito, mas muito muito muito esquisita no que toca a comida. Porém, um dos meus pratos preferidos são Tripas à Moda do Porto.

7. Filme preferido.
Huuum… Esta pergunta já posso considerar no nível médio de dificuldade! Eu sou uma viciada em mitologia e cultura clássicas, ou seja, tudo o que é greco-romano, let me in! Eu sou apaixonada pelo Gladiador com o Russel Crowe. E o que piora ainda mais as coisas é ter os This Mortal Coil na banda sonora! A “Song to the Siren” é estupidamente linda e faz-nos abrir todas as torneiras que temos em casa.


8- Livro preferido.
Bem, como aluna de Letras e Literatura, tenho que confessar a minha paixão por literatura medieval. Talvez a minha obra preferida seja O Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. Porém, tenho o meu lado guilty pleasure e adoro ler Sherrilyn Kenyon. Não é só por todos os Predadores da Noite serem lindos e maravilhosos, mas também pelo facto de os livros estarem carregados de mitologia, seja ela de que cultura for. Os meus livros preferidos desta saga até agora são Dança com o Diabo e Acheron.

9. Musica preferida.
Nesta pergunta, vamos ter que ir com muita calma. Primeiro, tudo o que for sertanejo; adoro, amo! Segundo, a minha banda preferida são os U2 e não consigo escolher uma música. Porra, os homens têm praticamente o dobro da minha idade só em anos de carreira. Mas posso escolher alguns álbuns com os quais me identifico mais: Boy, War, Under a Blood Red Sky, The Joshua Tree e Rattle and Hum. E como tenho um gosto muito diversificado no que toca a música, sinto-me obrigada a incluir a minha música favorita dos The Sisters of Mercy – Some Kind of Stranger. A melodia é envolvente e a letra… Nem se fala… A voz profunda do Eldritch faz parecer com que qualquer música tenho um outro significado.

10. Tua fotografia preferida.
Este é o meu primeiro cosplay – Ren Kougyoku. O fato foi-me oferecido, mas a peruca e o gancho foram inteiramente feitos por mim. Não sei que me deu para me meter em algo tão complicado como primeiro cosplay, mas não me arrependo. Ainda desejo fazer cosplay novamente da personagem, mas vou ter que fazer tudo de raiz.



11. Fotografia do teu local preferido.
Areinho de Oliveira do Douro. O Areinho era algo ao qual o pessoal ia quando não havia maneira de ir para a praia. A praia ainda fica bastante longe de Oliveira do Douro para quem não tem carro e tem que ir de transportes públicos. Este local diz-me muito e traz-me muitas recordações.


12. Fotografia de um momento que tenhas adorado viver.
Isto sou eu, linda e maravilhosa, em 2010. 2 de Outubro de 2010. Coimbra. Concerto dos U2. Tour 360º. Tenho que confessar que chorei ao vê-los entrar em palco.




13. Antes de qualquer outra conversa sobre o teu blog gostaria que me falasses de todo esse mundo que é o Cosplay. Há imensas pessoas que o desconhecem. Aliás, há muitas pessoas que nem sabem o que é. Seria muito bom que nos pudesses falar sobre ele.
Cosplay vem da junção de duas palavras: cross + play. O cosplay consiste na encarnação de uma personagem, maioritariamente de anime, mangá ou jogos. Podemos também fazer cosplay de personagens de banda desenhada, livros, personagens originais, filmes, séries. Este hobby inclui muitas artes: maquilhagem, carpintaria, pintura, costura, etc. Qualquer pessoa pode fazer cosplay, independentemente da idade.

14. O teu blog é o “Simi”. Qual a história por detrás do nome do blog?
O meu blog já teve outros nomes. Passou de Fubuki Cosplay para Fubuki e de Fubuki para Simi. Para quem não sabe, Fubuki, em japonês, significa tempestade de neve. Inicialmente, mal criei a minha página de Facebook, escolhi esse nome devido a uma personagem de Bleach que gosto muito, Kuchiki Rukia. A Rukia controla a neve, então pensei ser apropriado. Porém, o gosto por esta personagem e a vontade de fazer cosplay da mesma estavam ligados a uma pessoa. Essa pessoa deixou de ser importante na minha vida, mas só passado muito tempo é que decidi mudar o nome de todas as minhas redes sociais. Era algo que me estava a incomodar imenso. Cada vez que olhava para o nome Fubuki já não me dizia nada e no mundo do cosplay, maioritariamente, o nome do cosplayer tem sempre algum significado. Não é obrigatório ter, mas na minha perspetiva, tudo o que eu nomeio, tem que significar algo. Além disso, o meu blog e a minha página já não se dedicavam somente a cosplay, ou seja, não fazia sentido. Então, escolhi Simi. Simi é uma personagem que pertence ao universo dos Predadores da Noite. Ela é uma demónio charonte que pertence a Acheron Parthenopaeus. Desde que a conheço, sempre me identifiquei com a personalidade extrovertida que ela tem, para além de que está sempre, sempre a cantarolar. Assim, esta minha escolha será definitiva!


15. Como e quando surgiu a ideia de criar o blog?
O blog surgiu mais ou menos passado um ano de ter criado a página de Facebook. Senti a necessidade de criar algo que completasse mais aquilo que eu queria fazer. Quando enveredei pelos reviews, o Facebook não me dava tudo aquilo que eu precisava. Num review, tem que haver várias fotos, vários comentários. O Facebook só nos permite colocar uma foto e sabemos bem que grande parte do pessoal não se dá ao trabalho de ler posts extensos nesta rede social. Sendo assim, criei o blog sem mais demoras!

16. Como divulgas o blog?
Acabo por não ter um método para o divulgar, mas acho que os reviews que faço para lentes ajuda muito. É algo sobre o qual os cosplayers gostam de estar bem informados. Aproveito também o divulgar através do Loucas por Maquilhagem ao partilhar a lista dos produtos que utilizei nos looks que crio.

17. Ser blogger tem muitas coisas boas, mas também trás uma parte menos boa. Como comentas esta afirmação. Começo por não comentar, mas por concordar. A comunidade, seja ela qual for ou até a comunidade em geral, não está satisfeita até que digamos “ámen” com ela. Se não o fizermos, seremos mal vistos por toda ela. Por isso acabei por sair da comunidade de cosplay portuguesa e passei a dizer que sou cosplayer em Portugal, mas que não faço parte da comunidade.


18. Interages muito com os teus seguidores nas Redes Sociais? Qual usas com mais frequência?
A interação com os meus seguidores é um pouco baixa. Grande parte dos likes que tenho na minha página são de pessoal que conheço, o que significa que falo mais com eles até mesmo sobre os meus projetos de cosplay no meu perfil pessoal. Além disso, as fotografias dos looks que crio têm sempre mais alcance no meu perfil. Já pensei várias vezes em eliminar a minha página, só que ela chegou a um ponto que já tem demasiada coisa para que eu tenha a coragem de a apagar, para além de que ela serve como uma forma de arquivo organizacional. Por isso, acabo por utilizar muito mais o Instagram. Apesar de ter mudado as suas diretrizes relativamente à ordem pela qual apresentam os posts, penso que ajuda muito mais a divulgar o nosso trabalho.

19. O blog mudou a tua vida? De que forma?
O blog não mudou a minha vida, mas sim o que me levou a criá-lo: o cosplay. Isto levou-me a amar ainda mais maquilhagem e dedicar-me cada vez mais. Um blog traz também responsabilidade, cumprimento de prazos, o dever de transmitir sinceridade e ser sempre humilde.

20. Qual a melhor experiencia que tiveste enquanto blogger?
Digamos, a minha melhor experiência enquanto cosplayer. Não acontece só uma vez, mas sim várias: ires a um evento e as pessoas reconhecerem o cosplay que estás a fazer, elogiarem-te, pedirem-te fotos; sentes que o teu trabalho está a ser reconhecido.

21. Qual a tua opinião sobre a blogosfera?
É um pouco neutra, pois não estou muito inserida nessa comunidade. Porém, sei dizer que tem os seus pontos positivos e negativos com base nas experiências de algumas amigas.


22. Qual a tua relação com outras bloggers?
As únicas bloggers com as quais me relaciono são com as minhas meninas da Staff das Loucas por Maquilhagem. São poucas, mas são boas e é isso que importa. Já me tentei relacionar com outras, só que a fama sobe à cabeça.

23. Que dicas ou conselhos darias a quem está a pensar criar um blog?
Pensem num tema geral, depois tracem subtemas; assim o vosso blog vai ser diversificado. Escolham um template simples, leve para o blog, que seja fácil de manusear para os visitantes. Depois, dediquem-se.

24. Deixa uma mensagem para todos os que vão ler esta entrevista.
Se têm um objeto/sonho não desistam. Eu parei a faculdade devido a doença, mas este ano vou voltar outra vez. É algo que adoro fazer: estudar Letras e História. Sempre foi um objetivo que estabeleci e que nunca me permiti desistir dele. Façam o mesmo em qualquer momento da vossa vida. Normalmente, o ser humano ergue-se com mais vontade quando é derrubado!




Tumblr: http://inlovewithdefeat.tumblr.com/
World Cosplay: https://worldcosplay.net/member/231344



Hoje trago-vos a minha linda e doce Teresa. Uma menina que me mostrou outro mundo. O maravilhoso mundo Cosplay. Confesso que estou a amar conhecer este mundo visto pelos seus olhos.
A Teresa é uma menina maravilhosa que tive o prazer de conhecer através da minha querida Marta Veloso. A blogosfera tem-me trazido pessoas únicas, maravilhosas e que espero nunca perder. Sigam o seu trabalho. Tenho a certeza que o vão adorar conhecer. Só tenho que lhe agradecer por me deixar fazer parte da sua vida.

"Love You Tess".
💙💛💜

Que acharam desta maravilhosa conversa?
E desta maravilhosa Blogger?

BeijinhoBom

11 comentários :

  1. Não conhecia a menina ^^ mas foi um prazer ler um pouco sobre ela
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Gostei e achei interessante, nao konhecia a menina... e todos os dias aprendemos algo...
    Gosteiiii

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia a menina mas gostei do que li sobre ela e sobre o trabalho que faz, parece ser interessante. Beijinhos <3

    ResponderEliminar
  4. Ai que duas meninas lindas❤
    Pronto falei💋❤

    ResponderEliminar
  5. Conheço a menina e adoro, é a minha piolhita ��
    Adora mesmo o que faz, de tal maneira que dá maneira que fala provoca tentar nem que seja uma vez ��
    Parabéns!!!
    Beijinhos para as duas ����

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lenita <3 <3 <3 não aparece o nome, mas pela primeira frase vi que eras tu...
      Obrigada meu amor.
      Um beijinho <3

      Eliminar
  6. Adorei conhecer a "Tess", é uma rapariga minha "vizinha" em Gaia. Segundo o que li temos algumas coisas em comum e posso ver que realmente é muito mais adulta do que os seus 20 anos :)

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário. É muito importante para mim saber a tua opinião.
BeijinhoBom*